terça-feira, maio 23, 2006

Código da Vinci

Já foram ver?

Com toda a publicidade que lhe foi feito haverá alguém que não tenha curiosidade em ver??

Eu li o livro, e confesso que talvez pela temática, e por tudo o que implica é um livro bastante interessante. Embora admita que o Anjos e Demónios, do mesmo autor, me tenha cativado ainda mais...

Foi sem dúvida um tema bem escolhido, poucos são aqueles que ousam falar de instituições como a Igreja... principalmente quando se coloca em questão a origem desta instituição, o DIVINO e o HUMANO!

Mas eu gostei, embora tenha existido muita polémica, embora seja um romance, não me parece descabida a explicação politica para a origem do cristianismo como religião em Roma...

E digo mais, como católica, praticante ( já fui mais, é verdade!), não me faria confusão nem abalaria em nada a minha Fé saber da existência de um descendente de Jesus Cristo, não mudava nada a minha visão sobre a religião saber que Jesus foi um Homem, com tudo o que isso implica, que teve familia, que teve uma vida comum como qualquer homem da altura, para além do papel grandioso que teve como Pregador...

Dan Brown não questiona a pessoa de Jesus Cristo, nem a importância dele na época, nem mesmo a importância que possa ter hoje...deu-Lhe, porém, uma dimensão Humana quando a Igreja mantêm só a Divina.

E quanto a ter descendentes? Não seria hoje uma mais valia termos uma pessoa que nos fizesse relembrar que outrora houve um Homem, independentemente de religiões ou politicas, que fez da sua vida uma "luta" pelo Bem e pelo Amor?... (Mesmo tendo mulher e filhos alteraria isso?)

Se calhar um descendente nos dias de hoje ajudaria a reforçar a religião e não a dividi-la... Mas esta é só a minha opinião...

Mas entendo que seja preciso dar mais tempo ao tempo para que outras gerações e outras pessoas possam interpretar tudo isto de uma forma mais ligeira.

Voltando ao Filme, porque foi por aí que iniciei...
Para quem leu o livro, sentirá que falta algum pormenor... algumas passagens... maior rigor, mas também teríamos um filme muito longo... E um filme nunca é um livro, para quem gosta de ler...

E embora com algumas diferenças, o filme contêm a mensagem principal e não deixa de ser muito interessante, e até absorvente tanto para quem já leu o livro como para quem ainda consegue não ter lido...

1 Comments:

Blogger lucho said...

também vou...n sei é qd a mh namorada me deixa ir...

10:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  • Free Hit Counter